Pular para o conteúdo principal

Aves e peixes mortos, um prelúdio de uma drástica mudança climática?


Os especialistas ainda não encontraram resposta para a morte das aves, alguns pesquisadores se animaram em lançar algumas teorias, mas nenhuma teoria se mostra muito convincente. Uma das explicações, que tem recebido o maior número de críticas, é a que indica que as aves morreram pelo susto causado pelas explosões dos fogos de artifício e se chocaram contra edifícios. Uma nota publicada no El Mundo com esta explicação recebeu mais de 200 comentários negativos.

Peixes mortos

Em Maryland, nos Estados Unidos, as autoridades do Departamento do Meio Ambiente indicaram que a causa da morte dos quase dois milhões de peixes, que ocorreu na primeira semana de janeiro, foi uma combinação de uma corrente de água fria e a presença de uma enorme população de peixes jovens, que não suportaram a baixa da temperatura.

Mas o fenômeno não era exclusivo da costa dos Estados Unidos. No dia dois de janeiro, milhares de peixes mortos apareceram na costa de Abergavenny, no Reino Unido. Nesse mesmo dia, nas Filipinas, milhares de peixes apareceram mortos nas praias de Lapu, onde alguns habitantes locais decidiram coletar os peixes e cozinhá-los, uma má ideia, pois muitas pessoas adoeceram poucas horas depois do consumo.

No dia 5 de janeiro, as autoridades Brasileiras reportaram ter encontrado pelo menos cem toneladas de peixes mortos nas praias do estado do Paraná, na região sul do país. Os pescadores da região informaram à imprensa que estavam aparecendo peixes mortos também ao norte do estado.

O estranho acontecimento se produziu nas águas do Pacífico, na segunda semana de janeiro, centenas de peixes apareceram nas margens das praias localizadas entre Zorritos e Máncora, ao norte do Peru. Centenas de pequenos peixes apareceram mortos nas concorridas praias de Máncora, o que reforçaria a teoria de uma repentina quena das temperaturas do mar.

Talvez os primeiros indícios deste fenômeno puderam ser observados no final de dezembro, quando milhares de estrelas-do-mar e medusas mortas ficaram presas no mar próximo das praias da ilha de Palmas, em Charleston, Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Já desde 15 de dezembro, também foi possível ver milhares de peixes mortos na costa de Cocoa Beach. Os especialistas em clima disseram que uma corrente muito fria havia afetado a região.

Teorias a parte, a questão aqui é, os problemas ambientais estão progredindo exponencialmente ao desenvolvimento industrial, de modo que se a sociedade global não vier a agir de forma emergencial, teremos nas mãos uma situação futura insustentável.
Fonte: Publico PT
Esta semana, 19.07, 200 cientistas encontram-se em Brest, França, para uma reunião de trabalho preparatória da redação do próximo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas), esperado para 2014.

O relatório do IPCC é o documento que, de sete em sete anos desde 1988, faz o ponto de situação sobre o conhecimento e os impactos do aumento global das temperaturas. O último relatório é de 2007.

A quinta edição será a primeira depois da polémica levantada em 2010 com a descoberta de um erro no relatório de 2007, que afirmava que os glaciares dos Himalaias “poderão desaparecer até 2035, ou mesmo antes”. O IPCC, laureado do Prémio Nobel da Paz em 2007, admitiu ter cometido um “erro lamentável” e modificou procedimentos, para evitar a repetição do episódio. “Foi desenvolvido um protocolo” para reagir melhor quando for detectado um erro, lembrou Rajendra Pachauri, presidente do IPCC.

Em 19 de Novembro, o IPCC vai publicar um relatório especial dedicado aos fenómenos extremos, como inundações e secas, anunciou ontem Pachauri. “Espero que consigamos compreender melhor estas situações”, explicou.

“Aquilo que dissemos no nosso quarto relatório (de 2007) é muito claro: a partir das nossas observações, sabemos que há mais inundações, mais secas, mais ondas de calor e chuvas extremas. Isso está acontecendo”, lembrou. “Precisamos de uma avaliação completa para reduzir a nossa vulnerabilidade.”

Este relatório deverá ser publicado algumas semanas antes da Conferência da ONU sobre Clima, em Durban (África do Sul). Este trabalho fará parte do relatório do IPCC aguardado para 2014.

Hoje, “já temos certezas científicas suficientes para convencer as pessoas a agir” contra as alterações climáticas, entende Pachauri. “Por vezes, os homens podem agir muito depressa. Hoje temos a tecnologia, a capacidade. Se todos decidirem agir, penso que podemos ver resultados muito rapidamente”, acrescentou.

No ano passado, a comunidade internacional comprometeu-se a limitar o aumento global das temperaturas aos 2ºC, meta que muitos acreditam não será cumprida.

E no que concerne aos esforços para diminuição e limitações de poluentes expelidos pelas nossas indústrias em nossa frágil atmosfera, nenhuma das metas já estipuladas foram ou serão atingidas, parece o inevitável final que todos sabemos que vai acontecer e é inevitável, como assistir a uma tragédia grega, só que no caso, nós somos os protagonistas com o poder de mudarmos o desfecho, mas no entanto, somos impelidos pela nossa natureza destruidora a seguir para o que se configura, em um trágico e inevitável final.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NASA descobriu Petróglifos antigos e estátuas em Marte?

Clique para ampliar Perguntávamos  praticamente desde a sua descoberta em 1659, se havia vida, ou se alguma vez o planeta vermelho foi habitado. Desde então entusiastas de UFOs estão vasculhando as imagens tiradas por sondas da NASA em Marte à procura de alguma evidência de que o planeta vermelho é, ou foi, habitado por seres inteligentes. As imagens mais recentes dos entusiastas são estas pedras que parecem ter gravuras antigas sobre elas. A imagem central, de um dos petróglifos, parece mostrar figuras humanoides esculpidas nela. Embora alguns estejam argumentando que são apenas pareidolia, que é um tipo de ilusão ou percepção equivocada, envolvendo um estímulo vago ou obscuro percebido como algo claro e distinto. Com a recente descoberta de água em Marte, a especulação foi aumentando sobre a existência passada de vida no planeta vermelho. É difícil saber com certeza. Poderia uma civilização alienígena ter florescido em Marte no passado?...

Alimento: O Último Segredo Exposto

Alex Jones, mostra neste documentário bem esclarecedor o que estão fazendo com os nossos alimentos. Jones expõe esse terrível segredo que está bem diante de nossos olhos, ou mais perto do que gostaríamos, pois isso não acontece somente nos Estados Unidos, aqui mesmo no Brasil, pesticidas proibidos em outros países são utilizados em nossas plantações e alimentos dietéticos e lights, possuem químicos e substancias sintéticas bem mais perigosas que o aspartame. Glutamato Monossódico é um aditivo usado em vários alimentos industrializados, um sal sódico, o sabor dele é o do Ajinomoto. Puro GMS (ou em inglês conhecido por MSG). Está presente em quase todos os produtos (biscoitos, enfim, tudo que é crocante, etc.) é um realçador do sabor. Pesquisas indicam que é uma das principais substancias relacionadas como fator causador de câncer, obesidade e diabetes. Em um estudo recente o INCA (Instituto Nacional de Câncer) já declarou “O câncer é hoje uma das principais preocupações d...

Nassim Haramein

Nassim Haramein é um físico nascido na Suíça que dedicou toda a sua vida em pesquisas e pensamentos no campo da física quântica e teorias sobre o hiperespaço, espaço de uma maneira não muito convencional mas profundamente esclarecedora, trazendo novas e corajosas discussões e revelações nesse campo e relacionando-as à nossa realidade, à nossa existência e ao conhecimento das civilizações antigas. No ano de 2004 Nassim Haramein deu uma palestra de 5 horas que foi gravada em vídeo e colocada no youtube, onde ele aborda diversos temas e suas teorias a respeito deles. Na palestra, Nassim fala sobre a estrutura do vácuo e sua composição geométrica sua importância no universo, a singularidade de cada indíviduo / átomo / corpos celestes, buracos negros e as dimensões do universo, o estranho aumento de atividade Solar a partir do ano 2000, explicações sobre crop cricles (círculos em plantações) , ovnis, pirâmides ao redor do mundo, explicações sobre civilizações antigas, Móises, ...

Data Limite

Especialistas em ufologia afirmam que após a explosão das bombas de Hiroshima e Nagasaki, se verificou um aumento considerável no número de avistamentos de OVNI’S (Objetos Voadores Não Identificados) em todo o mundo. Pouco mais de duas décadas depois, o médium brasileiro Chico Xavier confidenciava aos companheiros mais próximos que, por ocasião da chegada do homem à lua em 20 de julho de 1969, acontecera uma reunião com as potências celestes de nosso sistema solar para verificar o avanço da sociedade terrena. Decidiram pois, conceder a humanidade um prazo de 50 anos para que evoluísse moralmente e convivesse em paz, sem provocar uma terceira guerra mundial. Se assim convivesse até a Data Limite, a humanidade estaria, a partir de então, pronta para entrar numa nova era de sua existência, e feitos magníficos seriam verificados por toda a parte, inclusive os nossos irmãos de outros planetas estariam autorizados expressamente à se apresentarem pública e oficialmente para os habitant...

Capilla del Monte, o povoado argentino onde todos dizem ter visto um óvni ao menos uma vez

A emoção de Alicia Pagez, moradora de Capilla del Monte, na província de Córdoba, no centro da Argentina, vai aumentando à medida que chegam fotos da noite anterior, quando ela esteve na serra local buscando objetos voadores não identificados (óvnis). "Veja isso", diz sobre as imagens nas quais se veem umas luzes estranhas, com formas circulares e de cores fluorescentes. "Não posso explicar o que vimos. No fim, ficamos tontos", acrescenta, exausta. Nem ela nem eu temos certeza do que se vê nas fotos, mas claramente não se trata de um típico reflexo de luz. É algo estranho. Algo que Pagez - e talvez eu - poderá acrescentar à longa lista de "coisas estranhas" vistas nesse povoado onde praticamente todos os habitantes podem contar sobre o dia em que, supostamente, viram um óvni. "Aqui todo mundo viu um óvni alguma vez na vida", diz ela.  Capital mundial da observação de óvnis Capilla del Monte, um pequeno povoado de dez mil habitantes no nor...

Site decifra códigos deixados por jovem desaparecido no Acre

No fim de março, Bruno Borges, de 24 anos, desapareceu. Um vídeo vazado na internet mostra que o morador de Rio Branco, no Acre, deixou seu quarto cheio de códigos escritos, sem móveis e com uma grande estátua do teólogo e filósofo Giordano Bruno. Em entrevista ao G1, Denise Borges, mãe do jovem, afirmou que ele deixou mais de 14 livros criptografados, o que pode indicar um motivo por trás do desaparecimento. Curiosos, vários internautas começaram a especular quais seriam os significados das páginas deixadas por Borges. Os desenvolvedores Igor Rincon e Renoir dos Reis, no entanto, foram além: eles criaram o site "Decifre o Livro", por meio do qual descriptografaram uma das páginas cuja foto foi divulgada na internet e por onde esperam decifrar mais que possam aparecer. Ao analisar a imagem do texto, Rincon encontrou o número 700 acompanhado de duas letras, que poderiam significar a.C. (antes de Cristo) ou d.C. (depois de Cristo). "Atrás da data, tentei deduzir as pala...

Os polos magnéticos da Terra podem se inverter logo, e estamos totalmente despreparados

A Terra é rodeada por um campo magnético, uma espécie de força invisível que protege a vida da radiação solar nociva, desviando partículas carregadas. No entanto, longe de ser constante, este campo está em constante mudança. A história do nosso planeta inclui pelo menos várias centenas de inversões magnéticas globais, nas quais os polos magnéticos norte e sul trocaram de lugar. O que é a inversão Durante uma inversão, o campo magnético assume uma forma mais fraca e mais complexa. Pode cair para 10% da sua força atual e ter ambos os polos magnéticos no equador, ou mesmo a existência simultânea de múltiplos polos magnéticos “norte” e “sul”. As inversões geomagnéticas ocorrem algumas vezes a cada um milhão de anos, em média. Porém, o intervalo entre as inversões é muito irregular e pode variar até dezenas de milhões de anos. Também pode haver inversões temporárias e incompletas, conhecidas como eventos, nas quais os polos magnéticos se afastam dos polos geográficos – talvez até mesmo c...

Sistema que impulsiona naves alienígenas teria sido descoberto

Cientistas atribuem rajadas rápidas de rádio a propulsão de naves alienígenas As primeiras rajadas rápidas de rádio (FRBs, na sigla em inglês) foram identificadas em 2007. Desde então, vários sinais de pulso luminoso rápido foram registrados, intrigando tanto os cientistas quanto os amantes do paranormal. Um novo artigo, assinado por Manasvi Lingam e Abraham Loeb, dois pesquisadores do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA), sugere que esses sinais intergalácticos misteriosos poderiam ser gerados por artefatos sofisticados, projetados para propulsar naves extraterrestres. Sua análise mostra que os feixes utilizados para impulsionar grandes velas espaciais conseguiriam criar parâmetros compatíveis às FRBs. Loeb e Lingam acreditam que um aparelho duas vezes maior que a Terra, alimentado pela energia de uma estrela, seria capaz de emitir feixes de luz detectáveis a distâncias galácticas enormes. No entanto, os astrofísicos admitem que seu trabalho é meramente...