Pular para o conteúdo principal

Aves e peixes mortos, um prelúdio de uma drástica mudança climática?


Os especialistas ainda não encontraram resposta para a morte das aves, alguns pesquisadores se animaram em lançar algumas teorias, mas nenhuma teoria se mostra muito convincente. Uma das explicações, que tem recebido o maior número de críticas, é a que indica que as aves morreram pelo susto causado pelas explosões dos fogos de artifício e se chocaram contra edifícios. Uma nota publicada no El Mundo com esta explicação recebeu mais de 200 comentários negativos.

Peixes mortos

Em Maryland, nos Estados Unidos, as autoridades do Departamento do Meio Ambiente indicaram que a causa da morte dos quase dois milhões de peixes, que ocorreu na primeira semana de janeiro, foi uma combinação de uma corrente de água fria e a presença de uma enorme população de peixes jovens, que não suportaram a baixa da temperatura.

Mas o fenômeno não era exclusivo da costa dos Estados Unidos. No dia dois de janeiro, milhares de peixes mortos apareceram na costa de Abergavenny, no Reino Unido. Nesse mesmo dia, nas Filipinas, milhares de peixes apareceram mortos nas praias de Lapu, onde alguns habitantes locais decidiram coletar os peixes e cozinhá-los, uma má ideia, pois muitas pessoas adoeceram poucas horas depois do consumo.

No dia 5 de janeiro, as autoridades Brasileiras reportaram ter encontrado pelo menos cem toneladas de peixes mortos nas praias do estado do Paraná, na região sul do país. Os pescadores da região informaram à imprensa que estavam aparecendo peixes mortos também ao norte do estado.

O estranho acontecimento se produziu nas águas do Pacífico, na segunda semana de janeiro, centenas de peixes apareceram nas margens das praias localizadas entre Zorritos e Máncora, ao norte do Peru. Centenas de pequenos peixes apareceram mortos nas concorridas praias de Máncora, o que reforçaria a teoria de uma repentina quena das temperaturas do mar.

Talvez os primeiros indícios deste fenômeno puderam ser observados no final de dezembro, quando milhares de estrelas-do-mar e medusas mortas ficaram presas no mar próximo das praias da ilha de Palmas, em Charleston, Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Já desde 15 de dezembro, também foi possível ver milhares de peixes mortos na costa de Cocoa Beach. Os especialistas em clima disseram que uma corrente muito fria havia afetado a região.

Teorias a parte, a questão aqui é, os problemas ambientais estão progredindo exponencialmente ao desenvolvimento industrial, de modo que se a sociedade global não vier a agir de forma emergencial, teremos nas mãos uma situação futura insustentável.
Fonte: Publico PT
Esta semana, 19.07, 200 cientistas encontram-se em Brest, França, para uma reunião de trabalho preparatória da redação do próximo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas), esperado para 2014.

O relatório do IPCC é o documento que, de sete em sete anos desde 1988, faz o ponto de situação sobre o conhecimento e os impactos do aumento global das temperaturas. O último relatório é de 2007.

A quinta edição será a primeira depois da polémica levantada em 2010 com a descoberta de um erro no relatório de 2007, que afirmava que os glaciares dos Himalaias “poderão desaparecer até 2035, ou mesmo antes”. O IPCC, laureado do Prémio Nobel da Paz em 2007, admitiu ter cometido um “erro lamentável” e modificou procedimentos, para evitar a repetição do episódio. “Foi desenvolvido um protocolo” para reagir melhor quando for detectado um erro, lembrou Rajendra Pachauri, presidente do IPCC.

Em 19 de Novembro, o IPCC vai publicar um relatório especial dedicado aos fenómenos extremos, como inundações e secas, anunciou ontem Pachauri. “Espero que consigamos compreender melhor estas situações”, explicou.

“Aquilo que dissemos no nosso quarto relatório (de 2007) é muito claro: a partir das nossas observações, sabemos que há mais inundações, mais secas, mais ondas de calor e chuvas extremas. Isso está acontecendo”, lembrou. “Precisamos de uma avaliação completa para reduzir a nossa vulnerabilidade.”

Este relatório deverá ser publicado algumas semanas antes da Conferência da ONU sobre Clima, em Durban (África do Sul). Este trabalho fará parte do relatório do IPCC aguardado para 2014.

Hoje, “já temos certezas científicas suficientes para convencer as pessoas a agir” contra as alterações climáticas, entende Pachauri. “Por vezes, os homens podem agir muito depressa. Hoje temos a tecnologia, a capacidade. Se todos decidirem agir, penso que podemos ver resultados muito rapidamente”, acrescentou.

No ano passado, a comunidade internacional comprometeu-se a limitar o aumento global das temperaturas aos 2ºC, meta que muitos acreditam não será cumprida.

E no que concerne aos esforços para diminuição e limitações de poluentes expelidos pelas nossas indústrias em nossa frágil atmosfera, nenhuma das metas já estipuladas foram ou serão atingidas, parece o inevitável final que todos sabemos que vai acontecer e é inevitável, como assistir a uma tragédia grega, só que no caso, nós somos os protagonistas com o poder de mudarmos o desfecho, mas no entanto, somos impelidos pela nossa natureza destruidora a seguir para o que se configura, em um trágico e inevitável final.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capilla del Monte, o povoado argentino onde todos dizem ter visto um óvni ao menos uma vez

A emoção de Alicia Pagez, moradora de Capilla del Monte, na província de Córdoba, no centro da Argentina, vai aumentando à medida que chegam fotos da noite anterior, quando ela esteve na serra local buscando objetos voadores não identificados (óvnis). "Veja isso", diz sobre as imagens nas quais se veem umas luzes estranhas, com formas circulares e de cores fluorescentes. "Não posso explicar o que vimos. No fim, ficamos tontos", acrescenta, exausta. Nem ela nem eu temos certeza do que se vê nas fotos, mas claramente não se trata de um típico reflexo de luz. É algo estranho. Algo que Pagez - e talvez eu - poderá acrescentar à longa lista de "coisas estranhas" vistas nesse povoado onde praticamente todos os habitantes podem contar sobre o dia em que, supostamente, viram um óvni. "Aqui todo mundo viu um óvni alguma vez na vida", diz ela.  Capital mundial da observação de óvnis Capilla del Monte, um pequeno povoado de dez mil habitantes no nor...

6 acidentes com OVNIs / UFOs que ocorreram antes de Roswell

Alguns céticos querem que você acredite que o foi o acidente com OVNI em Roswell que deu início às reportagens deste tipo de eventos estranhos. Mas isso não é verdade. Objetos voadores não identificados tem caído dos céus anos antes. Aqui estão 6 dos casos mais intrigantes (todas as fotos são meramente ilustrativas): 6. Aurora, Texas (EUA) – 1897. Uns bons 50 anos antes do evento de Roswell já havia começado uma sequência de vários acidentes. Um enorme OVNI alegadamente caiu na pequena cidade de Aurora, no Texas. O objeto era prateado e tinha o formato de charuto. De acordo com um artigo publicado no Dallas News, o OVNI perdeu altitude quando atingiu o moinho do Juíz Proctor. A explosão destruiu a torre do moinho e espalhou destroços por uma grande área. O artigo também relatou que um poço havia sido danificado no acidente e sua água contaminada, o que levou as pessoas a tapá-lo com terra. O artigo dizia: “O piloto da nave seria o único abordo e, apesar de ...

COMEÇANDO BEM 2011, Brasil - Maior Tragédia do País

Aumenta número de vítimas na tragédia que abalou a região serrana do Rio 23.01.2011 Chegou a 811 o número de mortos por causa das enchentes e deslizamentos que devastaram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro na semana passada, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, prefeituras e Polícia Civil. Nova Friburgo continua sendo a cidade mais castigada, com 389 mortos, de acordo com números divulgados pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil. O volume de chuvas previsto para todo o mês de janeiro, caíu em apenas 30 horas. Em Teresópolis, foram encontrados 327 corpos; em Petrópolis, 66; e em Sumidouro, 22. Em São José do Vale do Rio Preto foram achados seis corpos, de acordo com a prefeitura local. Em Bom Jardim, foi computada uma morte. O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro no dia 11.01.2011, deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana...

Chineses ficaram abismados com uma 'cidade flutuante' que surgiu no céu

O que poderia ser o primeiro parágrafo de um conto de terror sci-fi é um relato objetivo do que aconteceu em uma região da China em 2015 “No início de outubro, moradores da província de Jiangxi e da cidade de Foshan, na China, levaram um susto ao contemplar o horizonte. Havia uma cidade ali. Não a cidade inteira, mas o topo ou a silhueta do topo de prédios imensos. Abaixo do topo não havia o restante dos andares ou a base dos prédios, mas nuvens. Nuvens espessas e cinzentas.”Para alguns, é o primeiro ato do fim do mundo. Para outros é uma rachadura na parede invisível que nos separa dos universos paralelos que nos rodeiam. Para os cientistas é um fenômeno que, apesar de natural, continua sendo quase tão bizarro quanto as outras teorias. No vídeo abaixo dá pra ter uma noção do que aconteceu. A hipótese mais provável é de que se trata de uma miragem causada por uma ilusão de ótica chamada Fata Morgana. Quando uma camada da atmosfera é aquecida pelo Sol mas a camada de baixo permanece fr...

Filha secreta da princesa Diana? O misterioso caso de Sarah

Esse é mais um mistério bombástico da família real britânica. Dessa vez surgiu uma mulher, incrivelmente parecida com a princesa Diana, afirmando ser filha dela com o príncipe Charles. Tudo teria acontecido antes mesmo do casamento deles, segundo o tabloide norte-americano 'Globe'. Se isso for mesmo verdade, essa suposta filha, sendo a mais velha, estaria à frente do príncipe William, e seria a segunda pessoa na sucessão do trono britânico, só atrás do próprio pai, o príncipe Charles. De acordo com a revista, Charles e sua esposa Camilla Parker-Bowles, conheceram Sarah pessoalmente durante uma viagem aos EUA, e sua semelhança física com a princesa Diana era impressionante. Porém o encontro não acabou bem, e o príncipe teria tratado mal a jovem, acusando-a de interesseira. Ela estaria disposta a fazer um exame de DNA, mas o príncipe teria se negado. Tudo isso teria ocorrido durante um encontro, gravado por uma câmera de segurança, onde ela teria dito ao ...

Site decifra códigos deixados por jovem desaparecido no Acre

No fim de março, Bruno Borges, de 24 anos, desapareceu. Um vídeo vazado na internet mostra que o morador de Rio Branco, no Acre, deixou seu quarto cheio de códigos escritos, sem móveis e com uma grande estátua do teólogo e filósofo Giordano Bruno. Em entrevista ao G1, Denise Borges, mãe do jovem, afirmou que ele deixou mais de 14 livros criptografados, o que pode indicar um motivo por trás do desaparecimento. Curiosos, vários internautas começaram a especular quais seriam os significados das páginas deixadas por Borges. Os desenvolvedores Igor Rincon e Renoir dos Reis, no entanto, foram além: eles criaram o site "Decifre o Livro", por meio do qual descriptografaram uma das páginas cuja foto foi divulgada na internet e por onde esperam decifrar mais que possam aparecer. Ao analisar a imagem do texto, Rincon encontrou o número 700 acompanhado de duas letras, que poderiam significar a.C. (antes de Cristo) ou d.C. (depois de Cristo). "Atrás da data, tentei deduzir as pala...

Os polos magnéticos da Terra podem se inverter logo, e estamos totalmente despreparados

A Terra é rodeada por um campo magnético, uma espécie de força invisível que protege a vida da radiação solar nociva, desviando partículas carregadas. No entanto, longe de ser constante, este campo está em constante mudança. A história do nosso planeta inclui pelo menos várias centenas de inversões magnéticas globais, nas quais os polos magnéticos norte e sul trocaram de lugar. O que é a inversão Durante uma inversão, o campo magnético assume uma forma mais fraca e mais complexa. Pode cair para 10% da sua força atual e ter ambos os polos magnéticos no equador, ou mesmo a existência simultânea de múltiplos polos magnéticos “norte” e “sul”. As inversões geomagnéticas ocorrem algumas vezes a cada um milhão de anos, em média. Porém, o intervalo entre as inversões é muito irregular e pode variar até dezenas de milhões de anos. Também pode haver inversões temporárias e incompletas, conhecidas como eventos, nas quais os polos magnéticos se afastam dos polos geográficos – talvez até mesmo c...

NASA mapeia sol em 3D com sondas gêmeas

Ver o Sol simultaneamente pelos dois lados significa que nunca mais uma tempestade solar surgirá do outro lado e nos pegará de surpresa, dizem os cientistas.  Os dois lados do Sol Usando duas sondas espaciais, posicionadas atrás e à frente do Sol, em relação à órbita da Terra, a NASA finalmente conseguiu fazer imagens simultâneas dos dois lados da nossa estrela. "Pela primeira vez podemos observar a atividade solar em toda a sua glória em 3 dimensões", comemorou Angelos Vourlidas, um membro da equipe científica da missão STEREO. Como as duas sondas ficam separadas por um pouco menos de 180º, elas na verdade "perdem" uma pequena fatia do Sol, que foi interpolada para simular a visão completa de 360 graus. Mas essa diferença deverá diminuir e a qualidade da imagem do lado distante do Sol deverá melhorar nas próximas semanas, conforme os engenheiros alinham melhor as sondas e coletam mais imagens, melhorando os dados para a interpolação. ...