Pular para o conteúdo principal

Capilla del Monte, o povoado argentino onde todos dizem ter visto um óvni ao menos uma vez

A emoção de Alicia Pagez, moradora de Capilla del Monte, na província de Córdoba, no centro da Argentina, vai aumentando à medida que chegam fotos da noite anterior, quando ela esteve na serra local buscando objetos voadores não identificados (óvnis).

"Veja isso", diz sobre as imagens nas quais se veem umas luzes estranhas, com formas circulares e de cores fluorescentes.

"Não posso explicar o que vimos. No fim, ficamos tontos", acrescenta, exausta.

Nem ela nem eu temos certeza do que se vê nas fotos, mas claramente não se trata de um típico reflexo de luz.

É algo estranho. Algo que Pagez - e talvez eu - poderá acrescentar à longa lista de "coisas estranhas" vistas nesse povoado onde praticamente todos os habitantes podem contar sobre o dia em que, supostamente, viram um óvni.

"Aqui todo mundo viu um óvni alguma vez na vida", diz ela. 



Capital mundial da observação de óvnis

Capilla del Monte, um pequeno povoado de dez mil habitantes no norte de Córdoba, é visitado por milhares de pessoas de todo o mundo em busca de experiências transcendentais, ufólogas ou espirituais.

O aviso que dá boas-vindas ao povo tem a figura de um extraterrestre verde, careca e com uma cabeça verde sobre um cartaz.

As lojas de suvenires vendem quartzos, incensos, livros sobre como harmonizar chacras e figurinhas do mesmo boneco alienígena de olhos redondos tomando fernet, uma bebida tradicional na região.

Uma vez ao ano se realiza aqui o Congresso Internacional de Onvilogia, um evento que reúne uma multidão que busca experiências holísticas e ufológicas em suas férias.

Agustín Galarza, por exemplo, viajou 600 quilômetros de Santa Fé para visitar o Centro de Informações de Óvnis localizado no pé das místicas serras que rodeiam Capilla.

"Acredito que é bom saber que não estamos sozinho", diz ele. "O governo precisa saber disso, e por isso esses tipos de lugar são importantes, para que estejamos mais bem informados."

O centro, fundado há 21 anos, fica numa pequena casa de pedras rodeada de jardins com flores e cactus sob a vigilância de uma estátua do extraterrestre verde com olhos negros e uma espécie de sorriso. 



Luz Mary López é a colombiana de 23 anos que administra e dá palestras no centro.

"Aqui em Capilla se vendem muitos mitos sobre sujeitos, experiências e civilizações para além da humanidade, mas o que nós apresentamos é evidência documental de que os seres humanos não estão sozinhos", conta.

Na sala da casa, onde há um lugar para conferências e um estúdio para seu programa de rádio, há cartazes e recortes de jornais velhos e novos, locais e internacionais, das diferentes reportagens segundo as quais o mundo viu a passagem de extraterrestres.

São documentadas as linhas de Nazca, no Peru, por exemplo, assim como as pedras de Stonehenge, na Inglaterra. 



E também há uma parede inteira que documenta o evento que originou toda essa história: a pegada de pássaro no monte Uritorco, a quatro quilômetros de Capilla del Monte.

Reza a lenda que um suposto óvni parou sobre uma das esplêndidas serras da região em 9 de janeiro de 1986 e deixou uma marca oval de 122 metros de largura por 64 de altura, que permaneceu no lugar por três anos.

Três pessoas que viviam próximo ao monte Pajarillo disseram ter visto nesta noite "uma nave redonda com janelinha", e depois "uma luz vermelha ofuscante" que iluminou a casa.

Os testemunhos foram divulgados no dia seguinte e a história cresceu como uma bola de neve. Foi narrada assim, como um fato, pela agência de notícias estatal, a Télam: "Um objeto voador não identificado de grande dimensões, cujas evoluções foram observadas por uma hora, desceu a ladeira de uma das colinas da Sierra del Pajarillo, a uns 12 quilômetros a noroeste de Capilla del Monte". 



Com o tempo, surgiram teorias de que tratou-se de um incêndio provocado e controlado para promover Capilla como destino turístico ou que do teste de um míssil por parte do Exército.

Mas embora seja a mais importante, a história da pegada do pássaro é uma entre as muitas que se ouvem em Capilla del Monte sobre a presença de seres não identificados.

Outra, por exemplo, fala da existência da cidade de Erks, no centro do monte Uritorco, onde supostamente é guardado um "cetro" que foi confeccionado há 8 mil anos para um chefe dos Comechingón, a sociedade indígena que vivia na região e foi massacrada com a chegada dos espanhóis.

Acredita-se que neste cetro esteja a sabedoria da humanidade. 



O que há no lugar, afinal?

Mas além do esoterismo, essas esplêndidas serras forradas de gramíneas têm algo de especial. Algo que talvez explique as luzes nas fotos que chegavam no celular de Alicia Pagez.

De um lado, alguns asseguram que a presença de materiais como quartzo, feldspatos e turmalinas nas rochas que compõem as serras podem gerar cargas que geram plasmas.

Mas para Edgardo Baldo, diretor do Centro de Pesquisas das Ciências da Terra da Universidade Nacional de Córdoba e talvez o geólogo que mais estudou estas regiões, "não há nada de especial nessas serras do ponto de vista puramente geológico".

"O monte Uritorco é feito de uma rocha muito comum, o granito, que tem entre seus componentes quartzo e mica, entre outras coisas. Mas todas as serras grandes de Córdoba têm essa mesma rocha, são os picos de echala (...) Não há anomalia de quartzo no Uritorco", explica.

O cientista lembra que há dois anos colegas do departamento de Física publicaram um estudo que explica as luzes como reflexo de veículos que passaram por uma estrada localizada bem atrás das serras.

"Mas na realidade, mesmo que tenha estudado a área por décadas, não saberia se as luzes realmente existem e como podem ser explicadas", conclui Blado.

Horacio Damián, um risonho camponês de chapéu e olhos pronunciados que vive sob as cavernas de Ongamira, no núcleo do suposto centro de energia, concorda.



"Isso não é para todos", diz. "Salvo as estrelas cadentes, nunca vi nada."

Fonte: Link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filha secreta da princesa Diana? O misterioso caso de Sarah

Esse é mais um mistério bombástico da família real britânica. Dessa vez surgiu uma mulher, incrivelmente parecida com a princesa Diana, afirmando ser filha dela com o príncipe Charles. Tudo teria acontecido antes mesmo do casamento deles, segundo o tabloide norte-americano 'Globe'. Se isso for mesmo verdade, essa suposta filha, sendo a mais velha, estaria à frente do príncipe William, e seria a segunda pessoa na sucessão do trono britânico, só atrás do próprio pai, o príncipe Charles. De acordo com a revista, Charles e sua esposa Camilla Parker-Bowles, conheceram Sarah pessoalmente durante uma viagem aos EUA, e sua semelhança física com a princesa Diana era impressionante. Porém o encontro não acabou bem, e o príncipe teria tratado mal a jovem, acusando-a de interesseira. Ela estaria disposta a fazer um exame de DNA, mas o príncipe teria se negado. Tudo isso teria ocorrido durante um encontro, gravado por uma câmera de segurança, onde ela teria dito ao ...

Bob Lazar e George Knapp

Especial da CBS com o repórter investigativo George K napp, que levou ao mundo as revelações de Bob Lazar sobre a Área 51 e engenharia reversa em discos voadores de posse da Força Aérea Americana. Nele, Lazar explica como suas revelações bombásticas mudaram sua vida, o que pensa 25 anos depois, além de falar do meio de propulsão do disco em que trabalhou e do elemento 115. . Palestra proferida pelo repórter investigativo de Las Vegas, George Knapp, em outubro de 2014, em Copenhague. Nela, por ocasião dos 25 anos das revelações de Bob Lazar, levadas ao mundo num furo de reportagem de Knapp, o repórter revela seu envolvimento com Lazar, sua investigação detalhada e longa para confirmar todas as alegações dele e mostra evidências incontestáveis que comprovam toda a história, jamais alterada durante 26 anos. Ainda discorre pelas revelações bombásticas de Ben Rich, ex-executivo da gigante Lockheed e revela que possui o elemento 115 e que o mesmo será desenterrado ...

Data Limite

Especialistas em ufologia afirmam que após a explosão das bombas de Hiroshima e Nagasaki, se verificou um aumento considerável no número de avistamentos de OVNI’S (Objetos Voadores Não Identificados) em todo o mundo. Pouco mais de duas décadas depois, o médium brasileiro Chico Xavier confidenciava aos companheiros mais próximos que, por ocasião da chegada do homem à lua em 20 de julho de 1969, acontecera uma reunião com as potências celestes de nosso sistema solar para verificar o avanço da sociedade terrena. Decidiram pois, conceder a humanidade um prazo de 50 anos para que evoluísse moralmente e convivesse em paz, sem provocar uma terceira guerra mundial. Se assim convivesse até a Data Limite, a humanidade estaria, a partir de então, pronta para entrar numa nova era de sua existência, e feitos magníficos seriam verificados por toda a parte, inclusive os nossos irmãos de outros planetas estariam autorizados expressamente à se apresentarem pública e oficialmente para os habitant...

Pesquisadores afirmam que esta é a maior base dos cinzas na América

A base Dulce é supostamente uma instalação alienígena  secreta e subterrânea sob Archuleta  Mesa, na fronteira do Colorado, Novo México, perto da cidade de  Dulce, Novo México  nos  Estados Unidos. Alegações de atividade alienígena surgiram primeiro do empresário de  Albuquerque, Paul Bennewitz. A partir de 1979, Bennewitz estava convencido de que estava a interceptar comunicações eletrônicas de uma nave alienígena e de instalações fora de Albuquerque. Na década de 1980 ele acreditava que tinha descoberto uma base subterrânea perto de Dulce. A história espalhou-se rapidamente dentro da comunidade ufológica e em 1990, o ufólogo  John Lear alegou que tinha confirmações independentes da existência da base. O cientista político  Michael Barkun  escreve que  as instalações de mísseis subterrâneos da Guerra Fria  na área deu plausibilidade superficial aos rumores, tornando a história da base Dulce uma “lenda atraente” dentro da Ufol...

NASA descobriu Petróglifos antigos e estátuas em Marte?

Clique para ampliar Perguntávamos  praticamente desde a sua descoberta em 1659, se havia vida, ou se alguma vez o planeta vermelho foi habitado. Desde então entusiastas de UFOs estão vasculhando as imagens tiradas por sondas da NASA em Marte à procura de alguma evidência de que o planeta vermelho é, ou foi, habitado por seres inteligentes. As imagens mais recentes dos entusiastas são estas pedras que parecem ter gravuras antigas sobre elas. A imagem central, de um dos petróglifos, parece mostrar figuras humanoides esculpidas nela. Embora alguns estejam argumentando que são apenas pareidolia, que é um tipo de ilusão ou percepção equivocada, envolvendo um estímulo vago ou obscuro percebido como algo claro e distinto. Com a recente descoberta de água em Marte, a especulação foi aumentando sobre a existência passada de vida no planeta vermelho. É difícil saber com certeza. Poderia uma civilização alienígena ter florescido em Marte no passado?...

Sistema que impulsiona naves alienígenas teria sido descoberto

Cientistas atribuem rajadas rápidas de rádio a propulsão de naves alienígenas As primeiras rajadas rápidas de rádio (FRBs, na sigla em inglês) foram identificadas em 2007. Desde então, vários sinais de pulso luminoso rápido foram registrados, intrigando tanto os cientistas quanto os amantes do paranormal. Um novo artigo, assinado por Manasvi Lingam e Abraham Loeb, dois pesquisadores do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA), sugere que esses sinais intergalácticos misteriosos poderiam ser gerados por artefatos sofisticados, projetados para propulsar naves extraterrestres. Sua análise mostra que os feixes utilizados para impulsionar grandes velas espaciais conseguiriam criar parâmetros compatíveis às FRBs. Loeb e Lingam acreditam que um aparelho duas vezes maior que a Terra, alimentado pela energia de uma estrela, seria capaz de emitir feixes de luz detectáveis a distâncias galácticas enormes. No entanto, os astrofísicos admitem que seu trabalho é meramente...

Ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, morre em acidente aéreo

O ex-presidente da Vale Roger Agnelli, sua mulher Andrea e os filhos João e Anna Carolina morreram na queda de um avião na tarde deste sábado, no Jardim São Bento, zona norte de São Paulo. Outras três pessoas também morreram. Na queda, o avião caiu sobre uma residência, deixando um morador ferido. O acidente ocorreu logo após a decolagem, ainda nas proximidades do Aeroporto do Campo de Marte — antes, o monomotor estava estacionado no hangar da Infraero. O voo tinha como destino o Aeroporto Santos Dumont, no Rio. O avião, de prefixo PRZRA, está registrado em nome de Agnelli. De acordo com pessoas próximas a Agnelli, ele e a família viajavam na aeronave para o Rio de Janeiro, para a festa de casamento de um sobrinho do executivo. Além dele e da mulher Andrea, estavam no voo seus dois filhos, João e Anna Carolina, a nora e o genro.De acordo com o major do Corpo de Bombeiros Henguel Ricardo Pereira no início da noite os corpos já haviam sido encaminhados ao Instituto Médico Legal. Ele a...