Pular para o conteúdo principal

Capilla del Monte, o povoado argentino onde todos dizem ter visto um óvni ao menos uma vez

A emoção de Alicia Pagez, moradora de Capilla del Monte, na província de Córdoba, no centro da Argentina, vai aumentando à medida que chegam fotos da noite anterior, quando ela esteve na serra local buscando objetos voadores não identificados (óvnis).

"Veja isso", diz sobre as imagens nas quais se veem umas luzes estranhas, com formas circulares e de cores fluorescentes.

"Não posso explicar o que vimos. No fim, ficamos tontos", acrescenta, exausta.

Nem ela nem eu temos certeza do que se vê nas fotos, mas claramente não se trata de um típico reflexo de luz.

É algo estranho. Algo que Pagez - e talvez eu - poderá acrescentar à longa lista de "coisas estranhas" vistas nesse povoado onde praticamente todos os habitantes podem contar sobre o dia em que, supostamente, viram um óvni.

"Aqui todo mundo viu um óvni alguma vez na vida", diz ela. 



Capital mundial da observação de óvnis

Capilla del Monte, um pequeno povoado de dez mil habitantes no norte de Córdoba, é visitado por milhares de pessoas de todo o mundo em busca de experiências transcendentais, ufólogas ou espirituais.

O aviso que dá boas-vindas ao povo tem a figura de um extraterrestre verde, careca e com uma cabeça verde sobre um cartaz.

As lojas de suvenires vendem quartzos, incensos, livros sobre como harmonizar chacras e figurinhas do mesmo boneco alienígena de olhos redondos tomando fernet, uma bebida tradicional na região.

Uma vez ao ano se realiza aqui o Congresso Internacional de Onvilogia, um evento que reúne uma multidão que busca experiências holísticas e ufológicas em suas férias.

Agustín Galarza, por exemplo, viajou 600 quilômetros de Santa Fé para visitar o Centro de Informações de Óvnis localizado no pé das místicas serras que rodeiam Capilla.

"Acredito que é bom saber que não estamos sozinho", diz ele. "O governo precisa saber disso, e por isso esses tipos de lugar são importantes, para que estejamos mais bem informados."

O centro, fundado há 21 anos, fica numa pequena casa de pedras rodeada de jardins com flores e cactus sob a vigilância de uma estátua do extraterrestre verde com olhos negros e uma espécie de sorriso. 



Luz Mary López é a colombiana de 23 anos que administra e dá palestras no centro.

"Aqui em Capilla se vendem muitos mitos sobre sujeitos, experiências e civilizações para além da humanidade, mas o que nós apresentamos é evidência documental de que os seres humanos não estão sozinhos", conta.

Na sala da casa, onde há um lugar para conferências e um estúdio para seu programa de rádio, há cartazes e recortes de jornais velhos e novos, locais e internacionais, das diferentes reportagens segundo as quais o mundo viu a passagem de extraterrestres.

São documentadas as linhas de Nazca, no Peru, por exemplo, assim como as pedras de Stonehenge, na Inglaterra. 



E também há uma parede inteira que documenta o evento que originou toda essa história: a pegada de pássaro no monte Uritorco, a quatro quilômetros de Capilla del Monte.

Reza a lenda que um suposto óvni parou sobre uma das esplêndidas serras da região em 9 de janeiro de 1986 e deixou uma marca oval de 122 metros de largura por 64 de altura, que permaneceu no lugar por três anos.

Três pessoas que viviam próximo ao monte Pajarillo disseram ter visto nesta noite "uma nave redonda com janelinha", e depois "uma luz vermelha ofuscante" que iluminou a casa.

Os testemunhos foram divulgados no dia seguinte e a história cresceu como uma bola de neve. Foi narrada assim, como um fato, pela agência de notícias estatal, a Télam: "Um objeto voador não identificado de grande dimensões, cujas evoluções foram observadas por uma hora, desceu a ladeira de uma das colinas da Sierra del Pajarillo, a uns 12 quilômetros a noroeste de Capilla del Monte". 



Com o tempo, surgiram teorias de que tratou-se de um incêndio provocado e controlado para promover Capilla como destino turístico ou que do teste de um míssil por parte do Exército.

Mas embora seja a mais importante, a história da pegada do pássaro é uma entre as muitas que se ouvem em Capilla del Monte sobre a presença de seres não identificados.

Outra, por exemplo, fala da existência da cidade de Erks, no centro do monte Uritorco, onde supostamente é guardado um "cetro" que foi confeccionado há 8 mil anos para um chefe dos Comechingón, a sociedade indígena que vivia na região e foi massacrada com a chegada dos espanhóis.

Acredita-se que neste cetro esteja a sabedoria da humanidade. 



O que há no lugar, afinal?

Mas além do esoterismo, essas esplêndidas serras forradas de gramíneas têm algo de especial. Algo que talvez explique as luzes nas fotos que chegavam no celular de Alicia Pagez.

De um lado, alguns asseguram que a presença de materiais como quartzo, feldspatos e turmalinas nas rochas que compõem as serras podem gerar cargas que geram plasmas.

Mas para Edgardo Baldo, diretor do Centro de Pesquisas das Ciências da Terra da Universidade Nacional de Córdoba e talvez o geólogo que mais estudou estas regiões, "não há nada de especial nessas serras do ponto de vista puramente geológico".

"O monte Uritorco é feito de uma rocha muito comum, o granito, que tem entre seus componentes quartzo e mica, entre outras coisas. Mas todas as serras grandes de Córdoba têm essa mesma rocha, são os picos de echala (...) Não há anomalia de quartzo no Uritorco", explica.

O cientista lembra que há dois anos colegas do departamento de Física publicaram um estudo que explica as luzes como reflexo de veículos que passaram por uma estrada localizada bem atrás das serras.

"Mas na realidade, mesmo que tenha estudado a área por décadas, não saberia se as luzes realmente existem e como podem ser explicadas", conclui Blado.

Horacio Damián, um risonho camponês de chapéu e olhos pronunciados que vive sob as cavernas de Ongamira, no núcleo do suposto centro de energia, concorda.



"Isso não é para todos", diz. "Salvo as estrelas cadentes, nunca vi nada."

Fonte: Link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filha secreta da princesa Diana? O misterioso caso de Sarah

Esse é mais um mistério bombástico da família real britânica. Dessa vez surgiu uma mulher, incrivelmente parecida com a princesa Diana, afirmando ser filha dela com o príncipe Charles. Tudo teria acontecido antes mesmo do casamento deles, segundo o tabloide norte-americano 'Globe'. Se isso for mesmo verdade, essa suposta filha, sendo a mais velha, estaria à frente do príncipe William, e seria a segunda pessoa na sucessão do trono britânico, só atrás do próprio pai, o príncipe Charles. De acordo com a revista, Charles e sua esposa Camilla Parker-Bowles, conheceram Sarah pessoalmente durante uma viagem aos EUA, e sua semelhança física com a princesa Diana era impressionante. Porém o encontro não acabou bem, e o príncipe teria tratado mal a jovem, acusando-a de interesseira. Ela estaria disposta a fazer um exame de DNA, mas o príncipe teria se negado. Tudo isso teria ocorrido durante um encontro, gravado por uma câmera de segurança, onde ela teria dito ao ...

Nassim Haramein

Nassim Haramein é um físico nascido na Suíça que dedicou toda a sua vida em pesquisas e pensamentos no campo da física quântica e teorias sobre o hiperespaço, espaço de uma maneira não muito convencional mas profundamente esclarecedora, trazendo novas e corajosas discussões e revelações nesse campo e relacionando-as à nossa realidade, à nossa existência e ao conhecimento das civilizações antigas. No ano de 2004 Nassim Haramein deu uma palestra de 5 horas que foi gravada em vídeo e colocada no youtube, onde ele aborda diversos temas e suas teorias a respeito deles. Na palestra, Nassim fala sobre a estrutura do vácuo e sua composição geométrica sua importância no universo, a singularidade de cada indíviduo / átomo / corpos celestes, buracos negros e as dimensões do universo, o estranho aumento de atividade Solar a partir do ano 2000, explicações sobre crop cricles (círculos em plantações) , ovnis, pirâmides ao redor do mundo, explicações sobre civilizações antigas, Móises, ...

Roswell, novas evidências

É um caso antigo, dos mais polémicos e bastante conhecido, mas que teve uma reviravolta com o lançamento do livro: O Dia Seguinte a Roswell, 1997 - Philip Corso, ex oficial da Força Aérea Americana que ocupou importantes cargos no governo de dois presidentes daquele país.. A 2 de Julho de 1947, em Roswell, novo México, caiu um ovni.  Os EUA dizem que  foi um  balão sonda secreta. Se de fato fosse um balão, porque motivo fizeram um cordão de isolamento da àrea,  levando destroços em vagões de comboio, sobrevoados por aviões?  Por que tanto sigilo? Os destroços do OVINI e cadáveres dos ETs foram guardados temporariamente no Hangar 84, na base White Sands. Mais tarde transferiram-nos para o Hangar 18 da base de Wright Paterson. Diz-se que foram ainda transferidos para a Base aérea de  Muroc (Califórnia)  em 1954. O que é certo é que após essa queda do ovni, começam a surgir novas t...

Sistema que impulsiona naves alienígenas teria sido descoberto

Cientistas atribuem rajadas rápidas de rádio a propulsão de naves alienígenas As primeiras rajadas rápidas de rádio (FRBs, na sigla em inglês) foram identificadas em 2007. Desde então, vários sinais de pulso luminoso rápido foram registrados, intrigando tanto os cientistas quanto os amantes do paranormal. Um novo artigo, assinado por Manasvi Lingam e Abraham Loeb, dois pesquisadores do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA), sugere que esses sinais intergalácticos misteriosos poderiam ser gerados por artefatos sofisticados, projetados para propulsar naves extraterrestres. Sua análise mostra que os feixes utilizados para impulsionar grandes velas espaciais conseguiriam criar parâmetros compatíveis às FRBs. Loeb e Lingam acreditam que um aparelho duas vezes maior que a Terra, alimentado pela energia de uma estrela, seria capaz de emitir feixes de luz detectáveis a distâncias galácticas enormes. No entanto, os astrofísicos admitem que seu trabalho é meramente...

Dez anos de transgênicos no Brasil 2014

Poucos ainda sabem o que são os organismos geneticamente modificados. Hoje, são usados principalmente na agricultura brasileira. A área plantada com grãos no país é de 55 milhões de hectares. Desse total, 40 milhões receberam sementes transgênicas. A soja lidera com folga, ocupando 67,2% da área com culturas geneticamente modificadas. Depois vem o milho, com 31,2%. Mesmo que você não os consuma diretamente, você os consome indiretamente, pois são utilizados na ração do porco, do boi, da galinha e do peixe que você consome. Ainda há desconfiança entre os próprios especialistas quais os impactos dessas culturas no meio ambiente? Uma das promessas da manipulação genética quando começou a ser empregada na agricultura era a diminuição de defensivos químicos nas lavouras. Mas hoje, o Brasil é o primeiro do mundo em uso de agrotóxicos. Por que isso está acontecendo? O programa mostra que, além do intenso uso na agricultura e o exponencial aumento do uso de agrotóxicos, o que seria a pri...

Devastações Históricas

Avançadas civilizações, teriam sido os responsáveis por catástrofes, guerras e outros desastres, com o fim de controlar o destino da raça humana? A história do grande dilúvio enviado por divindades para destruir civilizações existe em muitas culturas pré-históricas. Há descrições antigas sobre batalhas extraterrestres que teriam gerado uma destruição em grande escala, e inclusive informações recentes de óvnis que espreitam à sombra de desastres naturais ocorridos nas últimas décadas. O Livro das Revelações e os Manuscritos do Mar Morto descrevem uma futura batalha apocalíptica entre o bem e o mal que destruirá nosso mundo. Será que estes textos antigos são prova de que alienígenas planejam um retorno violento e hostil? Ou eles serão nossos salvadores, garantindo a sobrebivência das espécies durante a época da devastação? A questão é: Estes escritos e relatos de civilizações a muito estintas, são realmente mitos como os céticos preferem achar ou são na realidade um apurado ...

Chineses ficaram abismados com uma 'cidade flutuante' que surgiu no céu

O que poderia ser o primeiro parágrafo de um conto de terror sci-fi é um relato objetivo do que aconteceu em uma região da China em 2015 “No início de outubro, moradores da província de Jiangxi e da cidade de Foshan, na China, levaram um susto ao contemplar o horizonte. Havia uma cidade ali. Não a cidade inteira, mas o topo ou a silhueta do topo de prédios imensos. Abaixo do topo não havia o restante dos andares ou a base dos prédios, mas nuvens. Nuvens espessas e cinzentas.”Para alguns, é o primeiro ato do fim do mundo. Para outros é uma rachadura na parede invisível que nos separa dos universos paralelos que nos rodeiam. Para os cientistas é um fenômeno que, apesar de natural, continua sendo quase tão bizarro quanto as outras teorias. No vídeo abaixo dá pra ter uma noção do que aconteceu. A hipótese mais provável é de que se trata de uma miragem causada por uma ilusão de ótica chamada Fata Morgana. Quando uma camada da atmosfera é aquecida pelo Sol mas a camada de baixo permanece fr...

Site decifra códigos deixados por jovem desaparecido no Acre

No fim de março, Bruno Borges, de 24 anos, desapareceu. Um vídeo vazado na internet mostra que o morador de Rio Branco, no Acre, deixou seu quarto cheio de códigos escritos, sem móveis e com uma grande estátua do teólogo e filósofo Giordano Bruno. Em entrevista ao G1, Denise Borges, mãe do jovem, afirmou que ele deixou mais de 14 livros criptografados, o que pode indicar um motivo por trás do desaparecimento. Curiosos, vários internautas começaram a especular quais seriam os significados das páginas deixadas por Borges. Os desenvolvedores Igor Rincon e Renoir dos Reis, no entanto, foram além: eles criaram o site "Decifre o Livro", por meio do qual descriptografaram uma das páginas cuja foto foi divulgada na internet e por onde esperam decifrar mais que possam aparecer. Ao analisar a imagem do texto, Rincon encontrou o número 700 acompanhado de duas letras, que poderiam significar a.C. (antes de Cristo) ou d.C. (depois de Cristo). "Atrás da data, tentei deduzir as pala...