Pular para o conteúdo principal

NOVA AMEAÇA AOS CÉUS DA EUROPA

Outro vulcão, muito maior, poderá entrar em erupção em breve. O Katla é o vizinho mais ativo do Eyjafjallajokull e os cientistas crêem que pode haver uma conexão entre os dois.

O vínculo não foi comprovado, explica Magnus Tumi Gudmundsson, geofísico da Universidade da Islândia. Mas a conexão circunstancial é histórica e "está fazendo com que se preste atenção ao Katla", disse o cientista. "Sabemos que no passado o Eyjafjallajokull ficou ativo quatro vezes e em três delas houve erupção do Katla ao mesmo tempo ou pouco depois. Isso quer dizer, meses ou até um ano depois", afirmou. "As possibilidade do Katla entrar em erupção aumentaram desde o que ocorreu com o Eyjafjallajokull", concluiu Gudmundsson.

Kathryn Goodenough, do Instituto Geológico Britânico, ressalta que até o momento não há uma explicação física sobre a relação entre os dois vulcões. "Os cientistas não sabem até agora qual é essa conexão", afirmou. "Mas sabemos que há fissuras entre os dois vulcões e eles estão muito próximos um do outro".

"Além disso, os vulcões estão sujeitos às mesmas forças tectônicas. Existe, então, a possibilidade do magma encontrar um caminho por baixo de um deles e achar a saída sob o outro", explicou Goodenough. Cada vulcão tem uma câmara de magma independente, mas muitos cientistas suspeitam que tais câmaras estejam fisicamente unidas em regiões profundas da Terra.


A grave erupção fissural de 934 que libertou 5 km3 de pirocslasto.



A erupção mais recente do Katla ocorreu em 1918 e durou três semanas. "É um vulcão muito mais ativo que o Eyjafjallajokull. Nos últimos mil anos entrou em erupção pelo menos 20 vezes. Isso quer dizer que entra em erupção uma vez a cada 50 anos, em média", disse Gudmundsson.

Atualmente não existe atividade sísmica sob o Katla, um indicador de que o magma não está subindo à superfície. A estação meteorológica da Islândia investiga qualquer sinal de alteração. Mas Goodenough afirma que, no caso do Eyjafjallajokull, a advertência chegou apenas algumas horas antes da erupção. "Controlar a atividade sísmica não nos oferece, necessariamente, informação antecipada sobre a possibilidade de uma erupção", explicou.

18 km3 de lava foi uma das maiores erupções de lava dos últimos 10000 anos.


O vulcão Katla é muito maior que o Eyjafjallajokull e apresenta uma câmara de magma dez vezes maior que a do vizinho. Caso entre em erupção, a combinação do magma e da capa de gelo que o cobre poderá provocar uma nuvem de cinzas que duraria muito tempo e afetaria o tráfego aéreo de toda Europa", afirmou a cientista britânica. Para os habitantes da Islândia, as consequências seriam piores: a camada de gelo do vulcão tem uma espessura entre 600 e 700 metros. Se começar a derreter, devido à erupção, inundará zonas agrícolas vizinhas. Ainda que não existam sinais de que se aproxime uma nova erupção, "ao que parece quando o Eyjafjallajokull se acalma, a atividade sísmica do Katla começa", afirma a especialista.

Fonte: BBC


As principais erupções ocorreram em:

• 934 – Com Índice de Explosividade Vulcânica entre 5 e 6; 5 km3 de piroclastos e 18 km3 de lava
• 1580 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 4
• 1612 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 4
• 1625 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 5; teve a duração de 13 dias
• 1660 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 4; teve a duração de aproximadamente 60 dias.
• 1721 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 5; teve a duração de aproximadamente 100 dias.
• 1755 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 5; 1,5 km3 de material expelido; libertação de lava entre 200000 e 400000 m; teve a duração de aproximadamente 120 dias.
• 1823 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 3; teve a duração de 28 dias.
• 1860 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 4; teve a duração de 20 dias.
• 1918 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 4 ou 5; cerca de 0,7 km3 de material expelido; teve a duração de 24 dias.

A maior parte destas erupções resultou em cheias glaciais catastróficas. A grave erupção fissural de 934 que libertou 5 km3 de piroclastos e 18 km3 de lava foi uma das maiores erupções de lava dos últimos 10000 anos. Antes da rodovia nacional Hringvegur (estrada à volta de todo o país) ser construída em 1974, a população tinha medo de atravessar os planos à frente do vulcão por causa dos frequentes jökulhlaup (em português, “corridas glaciares”, formam-se na erupção de um vulcão em contato com um glaciar; o gelo derrete e forma-se uma espécie de lago coberto por uma fina capa gelada). A explosão glaciar que seguiu a erupção de 1918 foi especialmente perigosa.

Actividade no Presente

O vulcão Katla tem dado sinais de agitação desde 1999, e os geólogos consideram que poderá ocorrer uma erupção num futuro próximo. A monitorização tem sido intensificada particularmente desde as erupções de Março de 2010 de um vulcão vizinho de menor tamanho – Guðnasteinn – situado debaixo do glaciar Eyjafjallajökull. A erupção ocorrida tão perto do vulcão longamente adormecido em Março e Abril de 2010 que deixou os geofísicos assustados, uma vez que pode levar a uma explosão maior e mais perigosa do Katla. Nos últimos 1000 anos, todas as três erupções conhecidas de Eyjafjallajökull levaram a erupções subsequentes do Katla.

Seguindo as erupções de Eyjafjallajökull em 2010, a 20 de Abril de 2010 o Presidente Islandês ÓlafurGrímson disse que “se o Katla entrar em erupção… nós (Islândia) estamos preparados… está na hora dos governos europeus e mundiais e autoridades aéreas começarem a se preparar para uma eventual erupção do vulcão”. As atividade de terramotos tem aumentado em Katla desde a erupção em Eyjafjallajökull, mas não foram observados nenhum outro sinal de erupção iminente. Estes tremores de terra dão-se sobretudo na margem a noroeste da caldeira. A 9 de Outubro de 2010, um aumento inesperado de tremores harmónicos foi observado nas estações em volta do Katla, sinais de uma erupção iminente.

Desde Junho de 2010, os vulcanologistas continuam a monitorizar o Katla, cientes de que pode haver uma erupção, deste a última erupção do Eyjafjallajökull, desde a última isso ocorreu com um intervalo de meses. O Escritório de Meteorologia da Islândia atualiza o seu site várias vezes com relatórios de terramotos em Eyjafjallajökull e Katla.

Estragos

Com as erupções sucessivas ainda que espaçadas, muitas quintas e terrenos foram destruídos na sequência de erupções do Katla, sendo uma de 1311 recordada como particularmente devastadora. Segundo as histórias contadas, por um agricultor chamado Sturla, sobrevivente juntamente com o filho que agarrou-se a um iceberg que foi levado até a costa. Uma outra erupção do séc XVIII matou várias pessoas, enquanto outras estiveram perdidas em montanhas que se transformaram em ilhas por causa das cheias causadas.

Na última erupção do Katla, em 1918, icebergs do tamanho de casas foram vistos flutuando para o mar. Mais recentemente, em 1955 e 1979, ocorreram cheias, mas não erupções. No futuro, qualquer erupção poderá causar nova destruição de quintas, campos e gado nas áreas próximas do vulcão devido às cheias. Devido às cinzas que serão libertadas na atmosfera, é provável que as linhas aéreas sejam fechadas novamente em toda Europa, de modo a não danificar os aviões.

Caracteristicas:

País: Islândia
Nome da Sub-região: Reykjavik
Número vulcão: 1702-1703 =
Tipo de vulcão: Vulcão Subglacial
Status vulcão: Histórico
Elevação Cimeira: 1512 m 4.961 pés
Latitude: 63.63°N 63 ° 38’0″N
Longitude: 19,05 ° W 19°3’0″W

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filha secreta da princesa Diana? O misterioso caso de Sarah

Esse é mais um mistério bombástico da família real britânica. Dessa vez surgiu uma mulher, incrivelmente parecida com a princesa Diana, afirmando ser filha dela com o príncipe Charles. Tudo teria acontecido antes mesmo do casamento deles, segundo o tabloide norte-americano 'Globe'.



Se isso for mesmo verdade, essa suposta filha, sendo a mais velha, estaria à frente do príncipe William, e seria a segunda pessoa na sucessão do trono britânico, só atrás do próprio pai, o príncipe Charles.


De acordo com a revista, Charles e sua esposa Camilla Parker-Bowles, conheceram Sarah pessoalmente durante uma viagem aos EUA, e sua semelhança física com a princesa Diana era impressionante.

Porém o encontro não acabou bem, e o príncipe teria tratado mal a jovem, acusando-a de interesseira. Ela estaria disposta a fazer um exame de DNA, mas o príncipe teria se negado.


Tudo isso teria ocorrido durante um encontro, gravado por uma câmera de segurança, onde ela teria dito ao príncipe de Gales: "Eu …

Nassim Haramein

Nassim Haramein é um físico nascido na Suíça que dedicou toda a sua vida em pesquisas e pensamentos no campo da física quântica e teorias sobre o hiperespaço, espaço de uma maneira não muito convencional mas profundamente esclarecedora, trazendo novas e corajosas discussões e revelações nesse campo e relacionando-as à nossa realidade, à nossa existência e ao conhecimento das civilizações antigas.
No ano de 2004 Nassim Haramein deu uma palestra de 5 horas que foi gravada em vídeo e colocada no youtube, onde ele aborda diversos temas e suas teorias a respeito deles. Na palestra, Nassim fala sobre a estrutura do vácuo e sua composição geométrica sua importância no universo, a singularidade de cada indíviduo / átomo / corpos celestes, buracos negros e as dimensões do universo, o estranho aumento de atividade Solar a partir do ano 2000, explicações sobre crop cricles (círculos em plantações) , ovnis, pirâmides ao redor do mundo, explicações sobre civilizações antigas, Móises,  Jesus, a Bíbl…

O Mundo Segundo a Monsanto

O Documentário é baseado no livro de mesmo título da consagrada jornalista francesa Marie Monique Robin. Marie nasceu em 1960, na cidade de Poitou Charentes, é jornalista ganhadora de premiações por causa de seus trabalhos. Aqui ela retoma a trajetória da empresa sediada em Saint Louis (Missouri, EUA), desde seu envolvimento no Projeto Manhattan, que deu origem à bomba atômica, passando pelo agente laranja, desfolhante utilizado na Guerra do Vietnã, até os dias atuais, em que apresenta seus OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) como arma no combate à fome mundial.
A marca registrada Monsanto é produzida na Bélgica, embora já haja em vários países do mundo, inclusive no Brasil chegou em 1963, já fez  50 (cinquenta anos) no mercado brasileiro. É uma multinacional americana, fundada em 1901, trabalha com química, empresa de agricultura para produzir alimentos saudáveis aos seres humanos. E reduzir os impactos com o meio ambiente. É líder mundial em tecnologia.
Seu carro chefe é o pro…

NOVO ESTUDO DA NASA PODE CORROBORAR HISTÓRIA SOBRE O PLANETA NIBIRU.

No início do século XX, foram encontradas, na lendária biblioteca de Nínive, cujo nome significa «bela», fica situada na margem ocidental do rio Tigre e foi a capital da Assíria (atual Iraque) 20 mil placas de argila (material usado para escrita na época), com textos em escrita cuneiforme – muitos deles bilingues, em sumério e acádico – sobre o mundo natural, geografia, matemática, astrologia e medicina; manuais de exorcismo e de augúrios; códigos de leis; relatos de aventuras e textos religiosos. Dentre os relatos haviam textos contendo a história da criação da humanidade, bem como a existência de um planeta extra-solar (NIBIRU) que teria se desprendido do nosso sistema e que seria o planeta de origem dos criadores da humanidade os, ANUNNAKI.


Muitos acharam que tratavam-se de lendas ou contos mitológicos, mas para o autor de O 12º PLANETA, Zecharia Sitchin, eram relatos verdadeiros da história humana e recentemente a NASA acendeu uma nova luz para o que pode tratar-se de um fato verda…

Aumento do número de erupções vulcânicas

Erupção vulcânica
Origem:Wikipédia


Erupção vulcânica é um fenômeno da natureza, geralmente associado à extravasação do magma de regiões profundas da Terra na superfície do planeta. As camadas de rochas formadas por erupções magmáticas são chamadas de "derrames", pois a rocha se espalha e solidifica-se na superfície do globo. A lava arrefecida gera normalmente um óptimo solo para plantação.


Incrível aumento do número de erupções vulcânicas
Estima-se que existam atualmente 1.500 vulcões ativos no mundo, 550 em terra e o restante no oceano. Algumas regiões do planeta estão sendo monitoradas continuamente em relação à atividade vulcânica, como Alasca, Islândia, Indonésia, Equador, Japão, Itália e, mais recentemente, México. Na Itália há cinco vulcões “preocupantes”; no Japão, são 86… E o número de erupções no mundo vem aumentando já há tempos.
A título de ilustração, observe-se o gráfico abaixo (extraído da página Volcano), que mostra o registro de erupções conhecidas do vulcão Mera…

Roswell, novas evidências

É um caso antigo, dos mais polémicos e bastante conhecido, mas que teve uma reviravolta com o lançamento do livro: O Dia Seguinte a Roswell, 1997 - Philip Corso, ex oficial da Força Aérea Americana que ocupou importantes cargos no governo de dois presidentes daquele país..

A 2 de Julho de 1947, em Roswell, novo México, caiu um ovni.  Os EUA dizem que  foi um  balão sonda secreta. Se de fato fosse um balão, porque motivo fizeram um cordão de isolamento da àrea,  levando destroços em vagões de comboio, sobrevoados por aviões?  Por que tanto sigilo?

Os destroços do OVINI e cadáveres dos ETs foram guardados temporariamente no Hangar 84, na base White Sands. Mais tarde transferiram-nos para o Hangar 18 da base de Wright Paterson. Diz-se que foram ainda transferidos para a Base aérea de  Muroc (Califórnia)  em 1954. O que é certo é que após essa queda do ovni, começam a surgir novas tecnologias, chips, trnasistores, na Area 51 de…

Chineses ficaram abismados com uma 'cidade flutuante' que surgiu no céu

O que poderia ser o primeiro parágrafo de um conto de terror sci-fi é um relato objetivo do que aconteceu em uma região da China em 2015 “No início de outubro, moradores da província de Jiangxi e da cidade de Foshan, na China, levaram um susto ao contemplar o horizonte. Havia uma cidade ali. Não a cidade inteira, mas o topo ou a silhueta do topo de prédios imensos. Abaixo do topo não havia o restante dos andares ou a base dos prédios, mas nuvens. Nuvens espessas e cinzentas.”Para alguns, é o primeiro ato do fim do mundo. Para outros é uma rachadura na parede invisível que nos separa dos universos paralelos que nos rodeiam. Para os cientistas é um fenômeno que, apesar de natural, continua sendo quase tão bizarro quanto as outras teorias.

No vídeo abaixo dá pra ter uma noção do que aconteceu. A hipótese mais provável é de que se trata de uma miragem causada por uma ilusão de ótica chamada Fata Morgana.

Quando uma camada da atmosfera é aquecida pelo Sol mas a camada de baixo permanece fria…

Alimento: O Último Segredo Exposto

Alex Jones, mostra neste documentário bem esclarecedor o que estão fazendo com os nossos alimentos. Jones expõe esse terrível segredo que está bem diante de nossos olhos, ou mais perto do que gostaríamos, pois isso não acontece somente nos Estados Unidos, aqui mesmo no Brasil, pesticidas proibidos em outros países são utilizados em nossas plantações e alimentos dietéticos e lights, possuem químicos e substancias sintéticas bem mais perigosas que o aspartame.
Glutamato Monossódico é um aditivo usado em vários alimentos industrializados, um sal sódico, o sabor dele é o do Ajinomoto. Puro GMS (ou em inglês conhecido por MSG). Está presente em quase todos os produtos (biscoitos, enfim, tudo que é crocante, etc.) é um realçador do sabor. Pesquisas indicam que é uma das principais substancias relacionadas como fator causador de câncer, obesidade e diabetes.
Em um estudo recente o INCA (Instituto Nacional de Câncer) já declarou “O câncer é hoje uma das principais preocupações da agenda glob…