Pular para o conteúdo principal

NOVA AMEAÇA AOS CÉUS DA EUROPA

Outro vulcão, muito maior, poderá entrar em erupção em breve. O Katla é o vizinho mais ativo do Eyjafjallajokull e os cientistas crêem que pode haver uma conexão entre os dois.

O vínculo não foi comprovado, explica Magnus Tumi Gudmundsson, geofísico da Universidade da Islândia. Mas a conexão circunstancial é histórica e "está fazendo com que se preste atenção ao Katla", disse o cientista. "Sabemos que no passado o Eyjafjallajokull ficou ativo quatro vezes e em três delas houve erupção do Katla ao mesmo tempo ou pouco depois. Isso quer dizer, meses ou até um ano depois", afirmou. "As possibilidade do Katla entrar em erupção aumentaram desde o que ocorreu com o Eyjafjallajokull", concluiu Gudmundsson.

Kathryn Goodenough, do Instituto Geológico Britânico, ressalta que até o momento não há uma explicação física sobre a relação entre os dois vulcões. "Os cientistas não sabem até agora qual é essa conexão", afirmou. "Mas sabemos que há fissuras entre os dois vulcões e eles estão muito próximos um do outro".

"Além disso, os vulcões estão sujeitos às mesmas forças tectônicas. Existe, então, a possibilidade do magma encontrar um caminho por baixo de um deles e achar a saída sob o outro", explicou Goodenough. Cada vulcão tem uma câmara de magma independente, mas muitos cientistas suspeitam que tais câmaras estejam fisicamente unidas em regiões profundas da Terra.


A grave erupção fissural de 934 que libertou 5 km3 de pirocslasto.



A erupção mais recente do Katla ocorreu em 1918 e durou três semanas. "É um vulcão muito mais ativo que o Eyjafjallajokull. Nos últimos mil anos entrou em erupção pelo menos 20 vezes. Isso quer dizer que entra em erupção uma vez a cada 50 anos, em média", disse Gudmundsson.

Atualmente não existe atividade sísmica sob o Katla, um indicador de que o magma não está subindo à superfície. A estação meteorológica da Islândia investiga qualquer sinal de alteração. Mas Goodenough afirma que, no caso do Eyjafjallajokull, a advertência chegou apenas algumas horas antes da erupção. "Controlar a atividade sísmica não nos oferece, necessariamente, informação antecipada sobre a possibilidade de uma erupção", explicou.

18 km3 de lava foi uma das maiores erupções de lava dos últimos 10000 anos.


O vulcão Katla é muito maior que o Eyjafjallajokull e apresenta uma câmara de magma dez vezes maior que a do vizinho. Caso entre em erupção, a combinação do magma e da capa de gelo que o cobre poderá provocar uma nuvem de cinzas que duraria muito tempo e afetaria o tráfego aéreo de toda Europa", afirmou a cientista britânica. Para os habitantes da Islândia, as consequências seriam piores: a camada de gelo do vulcão tem uma espessura entre 600 e 700 metros. Se começar a derreter, devido à erupção, inundará zonas agrícolas vizinhas. Ainda que não existam sinais de que se aproxime uma nova erupção, "ao que parece quando o Eyjafjallajokull se acalma, a atividade sísmica do Katla começa", afirma a especialista.

Fonte: BBC


As principais erupções ocorreram em:

• 934 – Com Índice de Explosividade Vulcânica entre 5 e 6; 5 km3 de piroclastos e 18 km3 de lava
• 1580 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 4
• 1612 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 4
• 1625 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 5; teve a duração de 13 dias
• 1660 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 4; teve a duração de aproximadamente 60 dias.
• 1721 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 5; teve a duração de aproximadamente 100 dias.
• 1755 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 5; 1,5 km3 de material expelido; libertação de lava entre 200000 e 400000 m; teve a duração de aproximadamente 120 dias.
• 1823 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 3; teve a duração de 28 dias.
• 1860 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 4; teve a duração de 20 dias.
• 1918 – Com Índice de Explosividade Vulcânica de 4 ou 5; cerca de 0,7 km3 de material expelido; teve a duração de 24 dias.

A maior parte destas erupções resultou em cheias glaciais catastróficas. A grave erupção fissural de 934 que libertou 5 km3 de piroclastos e 18 km3 de lava foi uma das maiores erupções de lava dos últimos 10000 anos. Antes da rodovia nacional Hringvegur (estrada à volta de todo o país) ser construída em 1974, a população tinha medo de atravessar os planos à frente do vulcão por causa dos frequentes jökulhlaup (em português, “corridas glaciares”, formam-se na erupção de um vulcão em contato com um glaciar; o gelo derrete e forma-se uma espécie de lago coberto por uma fina capa gelada). A explosão glaciar que seguiu a erupção de 1918 foi especialmente perigosa.

Actividade no Presente

O vulcão Katla tem dado sinais de agitação desde 1999, e os geólogos consideram que poderá ocorrer uma erupção num futuro próximo. A monitorização tem sido intensificada particularmente desde as erupções de Março de 2010 de um vulcão vizinho de menor tamanho – Guðnasteinn – situado debaixo do glaciar Eyjafjallajökull. A erupção ocorrida tão perto do vulcão longamente adormecido em Março e Abril de 2010 que deixou os geofísicos assustados, uma vez que pode levar a uma explosão maior e mais perigosa do Katla. Nos últimos 1000 anos, todas as três erupções conhecidas de Eyjafjallajökull levaram a erupções subsequentes do Katla.

Seguindo as erupções de Eyjafjallajökull em 2010, a 20 de Abril de 2010 o Presidente Islandês ÓlafurGrímson disse que “se o Katla entrar em erupção… nós (Islândia) estamos preparados… está na hora dos governos europeus e mundiais e autoridades aéreas começarem a se preparar para uma eventual erupção do vulcão”. As atividade de terramotos tem aumentado em Katla desde a erupção em Eyjafjallajökull, mas não foram observados nenhum outro sinal de erupção iminente. Estes tremores de terra dão-se sobretudo na margem a noroeste da caldeira. A 9 de Outubro de 2010, um aumento inesperado de tremores harmónicos foi observado nas estações em volta do Katla, sinais de uma erupção iminente.

Desde Junho de 2010, os vulcanologistas continuam a monitorizar o Katla, cientes de que pode haver uma erupção, deste a última erupção do Eyjafjallajökull, desde a última isso ocorreu com um intervalo de meses. O Escritório de Meteorologia da Islândia atualiza o seu site várias vezes com relatórios de terramotos em Eyjafjallajökull e Katla.

Estragos

Com as erupções sucessivas ainda que espaçadas, muitas quintas e terrenos foram destruídos na sequência de erupções do Katla, sendo uma de 1311 recordada como particularmente devastadora. Segundo as histórias contadas, por um agricultor chamado Sturla, sobrevivente juntamente com o filho que agarrou-se a um iceberg que foi levado até a costa. Uma outra erupção do séc XVIII matou várias pessoas, enquanto outras estiveram perdidas em montanhas que se transformaram em ilhas por causa das cheias causadas.

Na última erupção do Katla, em 1918, icebergs do tamanho de casas foram vistos flutuando para o mar. Mais recentemente, em 1955 e 1979, ocorreram cheias, mas não erupções. No futuro, qualquer erupção poderá causar nova destruição de quintas, campos e gado nas áreas próximas do vulcão devido às cheias. Devido às cinzas que serão libertadas na atmosfera, é provável que as linhas aéreas sejam fechadas novamente em toda Europa, de modo a não danificar os aviões.

Caracteristicas:

País: Islândia
Nome da Sub-região: Reykjavik
Número vulcão: 1702-1703 =
Tipo de vulcão: Vulcão Subglacial
Status vulcão: Histórico
Elevação Cimeira: 1512 m 4.961 pés
Latitude: 63.63°N 63 ° 38’0″N
Longitude: 19,05 ° W 19°3’0″W

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capilla del Monte, o povoado argentino onde todos dizem ter visto um óvni ao menos uma vez

A emoção de Alicia Pagez, moradora de Capilla del Monte, na província de Córdoba, no centro da Argentina, vai aumentando à medida que chegam fotos da noite anterior, quando ela esteve na serra local buscando objetos voadores não identificados (óvnis). "Veja isso", diz sobre as imagens nas quais se veem umas luzes estranhas, com formas circulares e de cores fluorescentes. "Não posso explicar o que vimos. No fim, ficamos tontos", acrescenta, exausta. Nem ela nem eu temos certeza do que se vê nas fotos, mas claramente não se trata de um típico reflexo de luz. É algo estranho. Algo que Pagez - e talvez eu - poderá acrescentar à longa lista de "coisas estranhas" vistas nesse povoado onde praticamente todos os habitantes podem contar sobre o dia em que, supostamente, viram um óvni. "Aqui todo mundo viu um óvni alguma vez na vida", diz ela.  Capital mundial da observação de óvnis Capilla del Monte, um pequeno povoado de dez mil habitantes no nor...

Filha secreta da princesa Diana? O misterioso caso de Sarah

Esse é mais um mistério bombástico da família real britânica. Dessa vez surgiu uma mulher, incrivelmente parecida com a princesa Diana, afirmando ser filha dela com o príncipe Charles. Tudo teria acontecido antes mesmo do casamento deles, segundo o tabloide norte-americano 'Globe'. Se isso for mesmo verdade, essa suposta filha, sendo a mais velha, estaria à frente do príncipe William, e seria a segunda pessoa na sucessão do trono britânico, só atrás do próprio pai, o príncipe Charles. De acordo com a revista, Charles e sua esposa Camilla Parker-Bowles, conheceram Sarah pessoalmente durante uma viagem aos EUA, e sua semelhança física com a princesa Diana era impressionante. Porém o encontro não acabou bem, e o príncipe teria tratado mal a jovem, acusando-a de interesseira. Ela estaria disposta a fazer um exame de DNA, mas o príncipe teria se negado. Tudo isso teria ocorrido durante um encontro, gravado por uma câmera de segurança, onde ela teria dito ao ...

6 acidentes com OVNIs / UFOs que ocorreram antes de Roswell

Alguns céticos querem que você acredite que o foi o acidente com OVNI em Roswell que deu início às reportagens deste tipo de eventos estranhos. Mas isso não é verdade. Objetos voadores não identificados tem caído dos céus anos antes. Aqui estão 6 dos casos mais intrigantes (todas as fotos são meramente ilustrativas): 6. Aurora, Texas (EUA) – 1897. Uns bons 50 anos antes do evento de Roswell já havia começado uma sequência de vários acidentes. Um enorme OVNI alegadamente caiu na pequena cidade de Aurora, no Texas. O objeto era prateado e tinha o formato de charuto. De acordo com um artigo publicado no Dallas News, o OVNI perdeu altitude quando atingiu o moinho do Juíz Proctor. A explosão destruiu a torre do moinho e espalhou destroços por uma grande área. O artigo também relatou que um poço havia sido danificado no acidente e sua água contaminada, o que levou as pessoas a tapá-lo com terra. O artigo dizia: “O piloto da nave seria o único abordo e, apesar de ...

COMEÇANDO BEM 2011, Brasil - Maior Tragédia do País

Aumenta número de vítimas na tragédia que abalou a região serrana do Rio 23.01.2011 Chegou a 811 o número de mortos por causa das enchentes e deslizamentos que devastaram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro na semana passada, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, prefeituras e Polícia Civil. Nova Friburgo continua sendo a cidade mais castigada, com 389 mortos, de acordo com números divulgados pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil. O volume de chuvas previsto para todo o mês de janeiro, caíu em apenas 30 horas. Em Teresópolis, foram encontrados 327 corpos; em Petrópolis, 66; e em Sumidouro, 22. Em São José do Vale do Rio Preto foram achados seis corpos, de acordo com a prefeitura local. Em Bom Jardim, foi computada uma morte. O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro no dia 11.01.2011, deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana...

Chineses ficaram abismados com uma 'cidade flutuante' que surgiu no céu

O que poderia ser o primeiro parágrafo de um conto de terror sci-fi é um relato objetivo do que aconteceu em uma região da China em 2015 “No início de outubro, moradores da província de Jiangxi e da cidade de Foshan, na China, levaram um susto ao contemplar o horizonte. Havia uma cidade ali. Não a cidade inteira, mas o topo ou a silhueta do topo de prédios imensos. Abaixo do topo não havia o restante dos andares ou a base dos prédios, mas nuvens. Nuvens espessas e cinzentas.”Para alguns, é o primeiro ato do fim do mundo. Para outros é uma rachadura na parede invisível que nos separa dos universos paralelos que nos rodeiam. Para os cientistas é um fenômeno que, apesar de natural, continua sendo quase tão bizarro quanto as outras teorias. No vídeo abaixo dá pra ter uma noção do que aconteceu. A hipótese mais provável é de que se trata de uma miragem causada por uma ilusão de ótica chamada Fata Morgana. Quando uma camada da atmosfera é aquecida pelo Sol mas a camada de baixo permanece fr...

Site decifra códigos deixados por jovem desaparecido no Acre

No fim de março, Bruno Borges, de 24 anos, desapareceu. Um vídeo vazado na internet mostra que o morador de Rio Branco, no Acre, deixou seu quarto cheio de códigos escritos, sem móveis e com uma grande estátua do teólogo e filósofo Giordano Bruno. Em entrevista ao G1, Denise Borges, mãe do jovem, afirmou que ele deixou mais de 14 livros criptografados, o que pode indicar um motivo por trás do desaparecimento. Curiosos, vários internautas começaram a especular quais seriam os significados das páginas deixadas por Borges. Os desenvolvedores Igor Rincon e Renoir dos Reis, no entanto, foram além: eles criaram o site "Decifre o Livro", por meio do qual descriptografaram uma das páginas cuja foto foi divulgada na internet e por onde esperam decifrar mais que possam aparecer. Ao analisar a imagem do texto, Rincon encontrou o número 700 acompanhado de duas letras, que poderiam significar a.C. (antes de Cristo) ou d.C. (depois de Cristo). "Atrás da data, tentei deduzir as pala...

NASA mapeia sol em 3D com sondas gêmeas

Ver o Sol simultaneamente pelos dois lados significa que nunca mais uma tempestade solar surgirá do outro lado e nos pegará de surpresa, dizem os cientistas.  Os dois lados do Sol Usando duas sondas espaciais, posicionadas atrás e à frente do Sol, em relação à órbita da Terra, a NASA finalmente conseguiu fazer imagens simultâneas dos dois lados da nossa estrela. "Pela primeira vez podemos observar a atividade solar em toda a sua glória em 3 dimensões", comemorou Angelos Vourlidas, um membro da equipe científica da missão STEREO. Como as duas sondas ficam separadas por um pouco menos de 180º, elas na verdade "perdem" uma pequena fatia do Sol, que foi interpolada para simular a visão completa de 360 graus. Mas essa diferença deverá diminuir e a qualidade da imagem do lado distante do Sol deverá melhorar nas próximas semanas, conforme os engenheiros alinham melhor as sondas e coletam mais imagens, melhorando os dados para a interpolação. ...

NASA descobriu Petróglifos antigos e estátuas em Marte?

Clique para ampliar Perguntávamos  praticamente desde a sua descoberta em 1659, se havia vida, ou se alguma vez o planeta vermelho foi habitado. Desde então entusiastas de UFOs estão vasculhando as imagens tiradas por sondas da NASA em Marte à procura de alguma evidência de que o planeta vermelho é, ou foi, habitado por seres inteligentes. As imagens mais recentes dos entusiastas são estas pedras que parecem ter gravuras antigas sobre elas. A imagem central, de um dos petróglifos, parece mostrar figuras humanoides esculpidas nela. Embora alguns estejam argumentando que são apenas pareidolia, que é um tipo de ilusão ou percepção equivocada, envolvendo um estímulo vago ou obscuro percebido como algo claro e distinto. Com a recente descoberta de água em Marte, a especulação foi aumentando sobre a existência passada de vida no planeta vermelho. É difícil saber com certeza. Poderia uma civilização alienígena ter florescido em Marte no passado?...