O documentário lançado este ano, narra a história de Aaron Swartz (1986-2013), um jovem programador norte-americano que acreditava na mudança radical do mundo através da internet e da computação. Durante toda a sua vida, Aaron usou a programação computacional como uma forma de nos ajudar a resolver problemas e tornar o mundo um lugar mais democrático, justo e eficiente.
Em uma destas tentativas, Aaron utilizou a rede do MIT (Massachusetts Institute of Technology) para realizar o download massivo de milhões de artigos acadêmicos de uma base de dados privada chamada JSTOR. Nesse meio-tempo, o Ministério Público dos Estados Unidos irá conduzir um processo criminal contra Aaron, que termina por levá-lo ao suicídio.
Aaron tornou-se também o herói no movimento que mobilizou os internautas americanos no engavetamento da votação no congresso americano de propostas como a SOPA (Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line, em tradução livre), conhecido como) e PIPA ("Protect IP Act" - ato para proteção da propriedade intelectual), que tornariam a internet bem diferente do que conhecemos hoje.
Um jovem gênio que não buscava construir uma empresa bilionária, ele queria apenas disponibilizar o conhecimento para todos e ao alcance de todos de forma gratuita, mas acabou virando bode expiatório de um promotor ganancioso e de um governo que queria se livrar de uma verdade inconveniente.
Gênero: Documentário
Diretor: Brian Knappenberger
Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 2014
País de Origem: Estados Unidos
Idioma do Áudio: Inglês
Site Oficial:
Comentários
Postar um comentário